Mini estufa caseira com materiais recicláveis

Estufa caseira em garrafa pet
 
       Quando o tempo está chuvoso fica muito fácil propagar as plantas pelo método da estaquia mas se o tempo não ajuda nós podemos lançar mão de alguns métodos artificiais porém muito simples para ajudar neste processo.
Muda de malvavisco por estaquia! Acabou de sair da estufa caseira!

       A estufa caseira cria um ambiente propício para o enraizamento das estacas e pode ser montada utilizando materiais recicláveis como potes de vidro, sacos plásticos e garrafas pet!

Estufas caseiras com garrafas pet
     
       As estufas feitas com as garrafas pet e potes de vidro são simples e muito eficientes. Nelas você pode verificar com facilidade o desenvolvimento das mudas. Outra vantagem deste método é que a água que evapora retorna completamente para a terra mantendo a estufa constantemente úmida e diminuindo a manutenção.

Estufa caseira em garrafa plástica

       Outra forma bem simples de se fazer a estufa, é cobrindo as estacas com saco plástico como na foto abaixo, neste caso o importante é não deixar que o saco fique encostando nas estacas. Periodicamente também verifique se o substrato não está secando.

Mini estufa caseira
Estufa caseira com saco plástico
     
       Se você tem dúvidas de como preparar o substrato pode ver o artigo da preparação clicando aqui. E as dicas para o método da estaquia você também pode ver clicando aqui.

       Você também pode usar as estufas para germinar sementes, neste caso você pode colocar a sementeira dentro daquelas caixinhas de plástico transparente que geralmente são usadas para embalar pães e doces ou simplesmente cobrir a sementeira com saco plástico ou papel filme.


Sementeira na estufa caseira com saco plástico
     
Atenção: As estufas devem permanecer num local com bastante luz indireta até que as sementes germinem ou as folhas da estaca estejam em pleno desenvolvimento. Mas atenção às sementes que não germinam na presença de luz, neste caso deixe a estufa num local escuro. Quando você achar que a muda está pronta para sair da estufa retire a pet no período noturno para que a mudinha não sofra com a mudança brusca de temperatura. Caso você faça as estufas no inverno também deverá ter muita paciência porque neste período algumas espécies entram em dormência e sua estaca só se desenvolverá quando o tempo esquentar, digo isso por experiência própria!

Ah! E boa sorte com suas estacas e a estufa caseira!

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!

Gostou das dicas? Então compartilhe este post com seus amigos e ajude na preservação da natureza!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...