Defensivo orgânico contra pulgões com óleo de neem

Pulgoes
Limoeiro com pulgões

Hoje você vai aprender a identificar e combater essa praga tão comum nas nossas hortas e jardins!

Mas porque eles aparecem? Os pulgões são pragas bem comuns e em alguns casos, podem até passar despercebidos. Mas quando a sua planta está fora das condições ideais de cultivo, tem alguma carência nutritiva ou passa por estresse hídrico (falta de regas) ela fica mais susceptível ao ataque dessa praga.

Hibisco dobrado
Pulgões

Geralmente os pulgões são bem pequenos, têm a coloração bem semelhante à das folhas e atacam principalmente os "brotos" e botões florais. Para dificultar ainda mais sua localização eles ficam escondidos por debaixo da folhagem. Um indício fortíssimo da presença de pulgões são formigas passeando nas folhas, ainda mais se a planta não tem flores ou frutos.
 
Pulgões - Pragas de jardim
Pulgões verdes e marrons

Existem várias receitas caseiras para a eliminação dessa praga, geralmente elas levam em sua composição cebola, alho, pimenta e sabão de coco. A receita de hoje eu trouxe do blog Saberes do jardim da amiga Bruna. Lá ela optou pelo uso do óleo de neem que é um defensivo orgânico e muito efetivo no combate de pragas da horta e do jardim.

Aminofértil óleo de neem
Óleo de neem - Defensivo orgânico


Como e quando utilizar? O defensivo deve ser aplicado moderadamente nas folhas afetadas a cada dois ou três dias e sempre no final da tarde. Esse detalhe é super importante pois o contato do sol nas folhas com defensivo pode "queimar" a planta.

A Receita...

Para um borrifador de 500 ml:

– 1 colher de sobremesa rasa de detergente neutro ou de coco ou 10g de  sabão de coco em barra dissolvido em água morna. Se sobrarem pedaços do sabão não há necessidade de esperar que todos se dissolvam, basta coar.

– 1 tampa (a do próprio frasco) de óleo de neem.

– 1 tampa de álcool (também pode ser usada a do próprio frasco).

Se não for para aplicar em tomateiros também pode adicionar:

– 250ml de calda de fumo. No preparo dessa quantidade use somente 1/4 do saquinho, cerca de 12 gramas.

Coloque tudo isso no borrifador e complete com água.

Ah e não se esqueça de que mais importante que combater as pragas é descobrir o porquê delas estarem aparecendo. No caso também de optar por um defensivo químico procure no rótulo a frase "jardinagem amadora" pois estes costumam ser mais seguros. Algumas marcas conhecidas que comercializam estes produtos são a Aminofértil, Vitaplan e Dimy.

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!