Site em Manutenção

As melhores plantas para atrair beija-flores 

Já tem um bom tempo que pesquiso sobre as plantas que alimentam o beija-flor e aqui mesmo no jardim faço várias experiências com estas espécies. A partir de hoje vou compartilhar com vocês sobre as plantas que não só vão atrair estes belos pássaros como farão com que eles morem no seu jardim!

Grevíle-anã, sem dúvida a melhor dentre as espécies que pesquisei. Os beija-flores montam uma verdadeira guarda no jardim perto desta planta. Além de atrativo o arbusto ainda é muito ornamental e pode ser podado como uma arvoreta. Para saber mais sobre a Grevílea clique aqui.

Grevílea 

Odontonema, essa é outra espécie que também recebe a visita diária dos beija-flores. A Odontonema é arbustiva e pode ser plantada junto a muros pois tolera bem a meia-sombra. Para saber mais sobre a Odontonema clique aqui.

Odontonema 

Russélia, a Russélia é ótima para ser cultivada em locais onde suas ramagens possam ficar suspensas. Ela também recebe a visita diária dos beija-flores. Para saber mais sobre a Russélia clique aqui.

Russélia 

Malvavisco, também conhecida por Hibisco-beija-flor, este arbusto também é queridinho pelos beija-flores. Para saber mais sobre a Malvavisco clique aqui


Malvavisco 

Escova-de-garrafa, a escova-de-garrafa muito atrativa também pode ser podada como uma arvoreta. Para saber mais sobre a escova-de-garrafa clique aqui.


Escova-de-garrafa 

Essas são as espécies arbustivas que fazem a alegria dos beija-flores aqui no jardim! E agora você já pode escolher as que vão fazer a festa deles por aí também rss...

Assista também ao vídeo da Grevílea-anã no nosso canal!



Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!
Mulch
Cobertura morta em vaso de plantas

O uso da cobertura morta traz muitos benefícios para nossa horta e jardim. Por aqui as plantas ficaram mais vistosas e algumas espécies como o Goji que estava custando a se adaptar começou a se desenvolver com mais estabilidade. Então hoje venho compartilhar com vocês mais esta maravilhosa dica de cultivo!

Cobertura morta no solo - Frutíferas

Mas o que vem a ser essa tal de cobertura morta? A cobertura é uma camada natural de resíduos de plantas. Um bom exemplo desses resíduos são as folhas e as flores secas que caem ou colocamos sobre a superfície do substrato do vaso ou solo do jardim.

Quais são os benefícios da cobertura?
  • Protege o solo da insolação e do impacto das chuvas
  • Ajuda a manter a umidade potencializando e diminuindo a necessidade de regas
  • Ajuda a bloquear a germinação de ervas daninhas tão comuns aos substratos e terra do jardim
  • Promove o condicionamento e a fertilidade do solo à medida que os resíduos vão se decompondo
  • Funciona como um isolante entre as folhas da planta e o substrato assim também temos menos problemas com o fungos
  • E se já não bastassem todos esses benefícios a cobertura ainda proporciona um aspecto bem cuidado ao nosso jardim
A cobertura deve ser aplicada a uma pequena distancia do caule das plantas e deve ser evitada em locais onde a terra seja muito úmida. Também não exagere na quantidade! O ideal é criar uma camada sobre a terra que não atrapalhe a passagem da água das regas por exemplo. Se isso acontecer remova a camada e aplique uma nova.

Cobertura morta sob o substrato
Cobertura morta sob o substrato

No outono as folhas caem e além dos benefícios já citados no início do post essa cobertura vai ajudar a proteger o solo no inverno. Essa dica maravilhosa na verdade vem da própria natureza que nos ensina os caminhos para o sucesso no nosso plantio!

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!
Ipoméia - Sementes compradas pelo eBay
Ipoméia - Sementes compradas pelo eBay

Noutro dia compartilhei aqui no blog a experiência que tive comprando plantas pela internet. Hoje vou falar para vocês de outra experiência semelhante mas desta vez com sementes importadas pelo eBay.

Chega a ser irônico, mas comprei espécies nativas do Brasil e que em muitos locais são até consideradas como mato rss... Mas a questão é que eu queria ou melhor precisava das sementes para dar continuidade ao meu projeto (blog e jardim) e não as encontrava em lugar nenhum.  Mato ou não, nativa ou não fiz a compra e fiquei muito satisfeita. As espécies que germinaram atraíram o beija-flor e pude fazer muitas fotos. Então vamos ver os detalhes que você deve levar em consideração antes de realizar a sua compra?

Cartão de crédito internacional + Conta no PayPal + Conta no eBay
Sem o cartão de crédito internacional não tem como realizar a compra. Se você não tem o cartão terá que se dirigir à sua agência bancária e fazer o pedido pessoalmente. As taxas variam de acordo com o banco. Então lembre-se que além do valor que você irá pagar pela mercadoria + frete ainda tem as taxas do banco. Outro detalhe é que você terá que abrir uma conta no PayPal. São eles que fazem o pagamento da nossa compra junto ao eBay. E por último você abre a conta no eBay porque sem os dois itens anteriores não adianta ter conta.

Tipos de envio e tempo de entrega
Dependendo do frete que você escolher as sementes podem levar meses ou até mesmo não chegarem. Muitas vezes o frete pago, com código de rastreamento (tracking number), não compensa e então optamos pelo envio por carta simples (Entrega internacional grátis) e aí é torcer para a encomenda chegar. No momento da compra você será informado do tempo estimado para a entrega. Mas gira em torno de 1 a 2 meses. As minhas, por sorte, chegaram em menos de 2 meses e sem o código de rastreio.

Taxas de importação
Geralmente as compras abaixo de US$50,00 não são taxadas, mas se isso acontecer você terá que retirar a encomenda na agência dos correios, pagar 60% do valor da mercadoria + uma taxa adicional de R$12,00. Mas eu nunca ouvi falar, pelo menos no caso de sementes por carta, que a encomenda sofreu tarifação.

Como escolher o vendedor
O eBay é uma espécie de "Mercado Livre" mundial e assim como no sistema brasileiro, eles têm uma espécie de "reputação" do vendedor onde você pode verificar quantas vendas ele já realizou e se suas qualificações são positivas ou não. Qualquer dúvida você pode usar o tradutor do Google e fazer as perguntas ao vendedor.

Sobre as sementes
Esse é outro dilema, o vendedor provavelmente não vai te garantir que as sementes irão germinar até porque o sistema de transporte é falho. Você faz a compra e torce para que elas cheguem inteiras e com poder germinativo. Outra dica é a de cultivar as sementes logo que elas chegarem pois quanto mais esperar menores são as chances delas germinarem.

Como fazer a busca no sistema
Para fazer a busca no eBay você pode digitar em português, porque o sistema está mais amigável, mas caso não encontre o que está procurando digite algo como "Seeds" ou "Hummingbird seeds" para potencializar a sua busca.

Se as espécies que você escolheu não são nativas do nosso continente, também poderá ter problemas com adaptação ao clima e às necessidade de cultivo. Algumas das sementes que comprei não germinaram e outras duraram apenas alguns meses.

Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!
Abacaxizeiro em vaso
Abacaxizeiro em vaso

Já faz muito tempo que estou cultivando esses abacaxizeiros em vasos e mês passado resolvi revitalizá-los. Essa frutífera, tão comum em nosso país, leva mais de um ano para a colheita e para mantê-la saudável durante todo esse tempo, temos que adubá-la com certa frequência.

Revitalização do abacaxizeiro em vaso
Antes da revitalização

Para começar, retirei as ervas daninhas e podei as folhas mais próximas do substrato. Quando retirei as ervas, a terra do vaso desceu uns 2 cm e ficou perfeito para a aplicação do adubo. Então fiz uma mistura com:
  • 8 colheres de sopa cheias de esterco bovino bem curtido
  • 4 colheres de sopa de cinzas de madeira
  • 2 colheres sopa rasas de NPK
       
Falando em NPK, que é assunto para os próximos posts, muito cuidado com ele. Comprei esse adubo há mais de 3 anos, quando não entendia quase nada de cultivo e utilizo tão pouco que ainda tenho guardado. Hoje também, além de utilizar o esterco bovino, as cinzas e a farinha de ossos, ainda reciclo todo o lixo orgânico da cozinha e do jardim no processo de compostagem. Então o NPK nunca vai para a terra sozinho mas sempre acompanhado de um "combo" de adubos orgânicos, que além da manutenção ainda enriquecem o solo do jardim.

Depois da revitalização
Depois da revitalização

Agora, quinze dias depois dos cuidados, tive uma grande surpresa enquanto ia regar os abacaxizeiros. Um deles começou a emitir o pendão floral e logo logo estarei realizando a colheita tão esperada. Assim que os abacaxis estiverem prontos, eu volto com um post completo sobre o cultivo.

Duas semanas após a revitalização
Duas semanas após a revitalização

Alguns dos cuidados que apliquei ao abacaxizeiro como a remoção das ervas daninhas, aplicação da cobertura morta e a adubação com adubo orgânico são básicas para o cultivo em vasos e jardineiras. Mas é bom que você sempre se informe sobre as necessidade da espécie que está cultivando antes de proceder com a adubação. 

P.S saíram o post e o vídeo do replante do abacaxizeiro! O post vocês podem conferir clicando aqui e o vídeo no player abaixo ou diretamente no canal do Jardinet no YouTube.

-------- Agora também em vídeo! --------



Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!

Gostou das dicas? Então compartilhe este post com seus amigos e ajude na preservação da natureza!
Atrativa para beija-flores
Gloriosa superba

Se você nunca cultivou plantas de raízes bulbosas ou rizomáticas como o alho ou o gengibre, então essa é uma boa espécie para você começar!

Além de bela e delicada a columéia-gloriosa ainda é bastante rústica e cresce rapidamente se "agarrando" às estruturas. Aqui cultivo em vaso e deixo que ela cresça por cima de outras espécies.

Gloriosa rothschildiana
Gloriosa, Garras-de-tigre ou Lírio trepadeira

Sua floração dura cerca de um mês e atrai os beija-flores para o jardim. Após a floração as folhas caem e o "bulbo" entra em dormência. Nesse momento você pode tanto retirá-los da terra e guardá-los em local seco e arejado quanto deixá-los e diminuir as regas. Aqui, particularmente, sempre deixo os bulbos na terra. Na primavera seguinte sempre tenho surpresas porque chego a esquecer que deixei os bulbos e só me lembro quando eles, sem nenhuma intervenção, começam a rebrotar.

Bulbosa
Folhagem da Gloriosa rothschildiana

O "bulbo" que cultivei, foi comprado em um garden center e levou cerca de 20 dias para brotar, logo a muda cresceu vigorosamente e floriu aos 45 dias da germinação. No cultivo usei terra acrescida de matéria orgânica e regada sempre que o solo estava com a superfície seca. A espécie fica bem sob sol-pleno ou meia sombra e multiplica-se com a divisão das raízes tuberosas e também através de sementes.

Buquê de gloriosas - Jeito de casa

Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!
Sexagem do mamoeiro - Flores femininas
Sexagem do mamoeiro - Flores femininas

Segundo os produtores de mamão, nas sementes selecionadas, as plantas podem ser fêmeas ou hermafroditas. E aqui no jardim, comprovando essa afirmação, pelo menos até agora, tenho um mamoeiro com flores fêmeas e dois com flores hermafroditas.

Fruto do mamoeiro de flores femininas
Fruto do mamoeiro de flores femininas
  
No início da floração, no mês de novembro, as flores estavam caindo e cheguei até a pesquisar sobre a polinização. A informação que encontrei é de que ela acontece por meio de insetos e também pela ação do vento, então resolvi deixar que a natureza se encarregasse desse processo sem fazer maiores intervenções. Agora, no final de fevereiro, os primeiros frutos começaram a se formar!

Sexagem do mamoeiro - Flores hermafroditas
Sexagem do mamoeiro - Flores hermafroditas

Como vocês podem ver, as flores fêmeas são mais "gordinhas" e arredondadas, gerando frutos também mais arredondados. Já as flores hermafroditas são mais alongadas e também geram frutos mais alongados e com menos sementes. Os produtores chegam a cortar os mamoeiros de flores femininas, mas aqui, resolvi deixá-los. Outro detalhe em relação as flores é que tanto as femininas quanto as hermafroditas nascem bem rente ao tronco do mamoeiro. Já nas plantas de flores masculinas, as flores nascem agrupadas em cachos e afastadas do tronco.

Fruto do mamoeiro de flores hermafroditas
Fruto do mamoeiro de flores hermafroditas

Quando os frutos estiverem maduros eu volto contando todas as novidades e as instruções de cultivo dessa frutífera que além dos frutos maravilhosos, ocupa pouco espaço e não gera quase nenhuma manutenção. Ah! Eu já ia me esquecendo de mencionar que as flores do mamoeiro, pelo menos nas plantas masculinas, são atrativas para os beija-flores!

Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!