Site em Manutenção

Inseticida natural contra cochonilhas com óleo de neem

Cochonilha-branca (Pseudococcus citri)

As cochonilhas são pragas muito comuns em nossas hortas e jardins, então é preciso ficar de olho para que elas não se instalem e prejudiquem as nossas plantas.

Mas porque elas aparecem? Da mesma forma que o ataque de pulgões, que você pode conhecer clicando aqui, quando a sua planta está fora das condições ideais de cultivo, tem alguma carência nutritiva ou passa por estresse hídrico (falta de regas) ela fica mais susceptível ao ataque dessa e de muitas outras praga.

Cochonilhas e formigas

Assim também como os pulgões, as cochonilhas produzem substâncias açucaradas que atraem as formigas. Então ao ver formigas passeando na planta desconfie. Esse também é um fato muito interessante, porque muitos acreditam que são as formigas que debilitam as plantas, quando na verdade são as cochonilhas e os pulgões. Aqui no jardim, as únicas formigas que realmente fazem mal à plantas, são as cortadeiras

Defensivo orgânico
Cochonilha de placa (Orthezia praelonga)

Se o ataque não é muito grande, você pode até retirá-las manualmente. Senão pode usar a calda de fumo, preparada de acordo com as instruções do fabricante. Ou defensivos à base do óleo de neem.

Defensivo com óleo de neem

No meu caso, como não encontrei o óleo de neem puro, comprei o defensivo acima. Na embalagem vem dizendo "Pronto para uso", mas achei o defensivo muito forte. Então no segundo uso, diluí numa proporção de 1 parte de óleo para 10 partes de água, e os resultados foram bem melhores. Assim bem diluído ele não "queimou" as plantas e eliminou as pragas.

No caso da calda de fumo, também prefiro usar um pouco mais diluída do que a recomendação do fabricante. E seja qual for o defensivo escolhido, lembre-se de aplicar preferencialmente na parte da manhã e em horários onde não haja incidência de sol direto nas plantas.

Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!