Enraizamento de estacas na água

Enraizamento de estacas na água
Enraizamento de estacas na água 

Sabe quando você coloca as flores num vaso ou deixa o tempero num copo com água para não murchar e depois de alguns dias percebe que eles criaram raízes? Pois é, algumas espécies enraízam facilmente na água e assim você só tem o trabalho de transplantar para um substrato adequado quando tem certeza de que elas “pegaram”.

Caso você opte por esse método para o enraizamento de suas estacas, lembre-se de trocar a água a cada 3 dias e deixar o copo num local arejado com bastante luz indireta. Na foto abaixo podemos visualizar o desenvolvimento das raízes de uma grama amendoim.
 
Desenvolvimento das raízes da estaca na água

O tempo que a estaca levará para “pegar vai variar de acordo com a espécie. Dois exemplos de planta que enraízam facilmente na água são a hortelã e o manjericão!

Hortelã

Ah! Além de deixar o molho do macarrão mais saboroso e nutritivo as flores do manjericão são atrativas para beija-flores! Descobri isso no blog da Camila, lá ela fez um post sobre plantas que atraem beija-flores e mencionou que o seu manjericão-roxo recebe a visita diária de um “mini” beija-flor!

Se você puder, deixe algumas mudas florirem e mantenha outras podadas para usar como tempero. A floração, além de interferir no sabor, faz com que a planta complete seu ciclo e precise ser substituída.

Agora também em vídeo, aperte o play e confira!