Como plantar pimenta em vaso pequeno - Fish Pepper

Pimenta variegada - Variegata
Pimenteira em vaso pequeno - Fish Pepper

Essa pimenteira é linda, tanto os frutos quanto a folhagem são um verdadeiro colírio para os olhos. E foi então que descobri outro motivo para tê-la sempre no jardim; o sabor! Quando abri a panela de pressão onde preparei a galinhada, aquele aroma maravilhoso tomou conta de toda a cozinha. E não é só o aroma, ela tem uma leve picância e o sabor muito agradável. 

Floração da pimenteira Fish Pepper

Tamanho do vaso: Comecei o cultivo num vaso de 2 l, mas a planta começou a dar sinais de que precisava de mais nutrientes, e foi então que a passei para um vaso de 5 l. A recuperação foi imediata, mas ela não cresceu muito. Logo, acredito que um vaso de 3,5 l já seria suficiente.

Folhagem variegada da pimenteira Fish Pepper

Substrato: O substrato que uso é rico em matéria orgânica e vocês podem ver o passo-a-passo no canal do Jardinet no YouTube. Vou deixar os links no final do post. Se você tem composteira em casa, pode usar também duas partes do composto pronto para uma de terra. Se você fizer a compostagem usando terra entre as camadas, aí pode usar o composto sozinho.

Fish Pepper

Insolação: Aqui os vasos ficam sob a copa de um mamoeiro, assim as folhas pegam sol filtrado nas horas mais quentes do dia. Se em sua região o tempo for muito nublado o vaso pode ficar sob sol pleno.

Fruto da Fish Pepper amadurecendo

Adubação: Como a terra escolhida já é rica em matéria orgânica, a única adubação que usei para complementar foi o húmus de minhoca. Diluí cerca de 1 colher de sopa em 100 ml de água e reguei a superfície do substrato. 

Regas: As regas são diárias no período da seca. Para os vasos de 5 l uso cerca de 200 ml, um copo americano de água. Como regra geral, olhamos a superfície do substrato, se estiver seca, regamos. E se o tempo está muito quente e seco, e principalmente no período em que a planta está frutificando, as regas devem ser ampliadas.

Ah e antes que eu me esqueça, as sementinhas dessa fofíssima vieram lá do Saberes do Jardim de uma troca que fiz com a amiga Bruna Pimentel.

Veja também em vídeo!



Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!