Como plantar morango sensação |
Hoje você vai aprender como é fácil germinar as sementes e obter a muda dessa frutífera maravilhosa!
As mudas de morango feitas a partir de sementes tem o desenvolvimento mais lento do que àquelas feitas pelo processo de mergulhia. Mas até conseguirmos a primeira muda, fazer o cultivo através das sementes é a solução. Lembrando que no caso do morango silvestre a reprodução só se dá através de sementes. Você pode ver as dicas de cultivo do morango silvestre clicando aqui, e se já tem uma muda do morangueiro tradicional pode ver como é fácil multiplicá-lo por mergulhia clicando aqui.
Se você não encontrar as sementes de saquinho, pode utilizar os morangos vendidos na feira e no supermercado para retirar as sementes. Escolha os frutos mais maduros, podem até ser aqueles que já começaram a estragar.
Separação das sementes de morango |
Lave em água corrente até retirar toda a polpa. Não é preciso deixar as sementes secarem, elas podem ser semeadas imediatamente após a retirada da polpa.
Sementes de morango |
Para o cultivo escolhi copos descartáveis de 300 ml e fiz um furo no fundo. O substrato que utilizei é próprio para germinação, ele vem com vermiculita, casca de Pinus e arroz na composição, mas você pode usar a terra que tiver disponível, só não use terra adubada com NPK.
Substrato para germinação de sementes |
As sementes, espalhei aleatoriamente, algumas mais enterradas e outras deixei por cima do substrato para fazer o teste. As que estavam levemente enterradas começaram a germinar primeiro, então esta parece ser a melhor forma.
Sementes de morango |
Depois esperei até que todo o excesso de água saísse pelo furo no fundo do copo e só então coloquei o plástico filme para servir de estufa. Esse detalhe é muito importante porque se o substrato ficar encharcado as sementes apodrecerão.
A estufa faz com que o substrato permaneça úmido por mais tempo e cria um ambiente mais estável para a germinação. Durante toda a semana só coloquei água uma vez e mesmo assim foi só uma colherzinha para garantir. O recipiente deve ficar num local bem arejado e iluminado mas sem luz solar direta.
Estufa caseira para germinação de sementes |
Depois de uma semana as sementes que estavam levemente cobertas pelo substrato começaram a germinar. Lembrando também que semeei várias sementes no mesmo copo por ser uma experiência, mas se você for iniciar o cultivo coloque apenas 2 ou 3 sementes por cova.
Germinação de sementes de morango |
Alguns dias após a germinação, faça o raleio retirando as mudas mais fracas, estas por sua vez podem ser reaproveitadas na compostagem. O raleio é importante para que não haja competição por água, luz e nutrientes entre as mudas. Na foto abaixo, as sementes continuam germinando e sempre vou retirando as menores. Lembre-se de que no final só poderá restar 1 muda por vaso.
Mudas de morango com 1 mês |
Quando as mudas completaram 15 dias, coloquei para pegarem o sol filtrado pelas folhas das árvores. Agora é só esperar que a muda tenha pelo menos 3 conjuntos de folhas definitivas e as raízes estejam bem desenvolvidas para fazer o transplante para o local definitivo. A mudinha deve tomar sol nas horas mais amenas do dia, preferencialmente na parte da manhã.
Para ver as dicas de multiplicação da muda já formada clique aqui e para mais dicas sobre o cultivo do morangueiro clique aqui. Vou continuar acompanhando o desenvolvimento dessas mudas e compartilho todas as novidades aqui no blog e na página do Jardinet no Facebook ok!
Saiu o vídeo com o passo-a-passo... Aperte o Play e confira!
Continue lendo para saber mais sobre:
- Multiplicação por mergulhia
- Enraizamento de estacas na água
- Como utilizar as cinzas na adubação
- Aprenda a curtir e utilizar o esterco bovino
- Saiba como fabricar a sua própria farinha de ossos
Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!