Plantar abacaxi é tão fácil que já estou fazendo coleção rs, basta retirar a coroa fazendo uma leve pressão para o lado e plantar!
O plantio pode ser feito de duas maneiras, colocando-se a base da coroa diretamente no substrato ou deixando num copo com dois "dedos" de água para enraizar. Eu particularmente, prefiro plantar diretamente no substrato. A taxa de enraizamento é de quase 100%.
Mulch para forração
Para o plantio, preparo o substrato com 1 parte de terra arenosa de jardim, 1 parte de composto orgânico e 1 parte de esterco bovino bem curtido. Como o abacaxi leva muito tempo para frutificar, cerca de dois anos, é importante que o substrato seja rico em matéria orgânica.
Floração do abacaxizeiro
Depois de enraizada, o manejo da muda é muito fácil. Aqui rego os vasos apenas uma vez por dia e deixo que peguem pelo menos 6 h de sol. O sol da manhã é o mais indicado. Se a muda ainda estiver em processo de enraizamento, deixe-a num local sombreado com bastante luz solar indireta.
Alguns meses após o plantio, será preciso também fazer uma adubação, uma vez que no cultivo em vasos os nutrientes são limitados. Aqui no blog tem um artigo que
mostro essa "revitalização" e você pode conferir clicando aqui. Note
também que uso uma camada de folhas secas, o "Mulch", na superfície do
substrato. Essa camada, além do controle de ervas daninhas, ainda ajuda a
manter a umidade do solo e agrega mais matéria orgânica à medida que
vai entrando em decomposição. Para ver mais detalhes sobre essa
cobertura clique aqui.