Camarão-amarelo - Atraia beija-flores para o jardim!

Candelabro-de-ouro
Camarão-amarelo - Pachystachys lutea

Essa plantinha é um prato cheio para os beija-flores! Das brácteas amarelas surgem pequenas flores brancas e ricas em néctar! O camarão pode ser cultivado tanto sob sol pleno quanto sob meia sombra e sua reprodução se dá facilmente por estaquia da ponta dos ramos!

Planta candelabro-de-ouro
Camarão-amarelo - Atrai beija-flores

A espécie pode atingir até 1,5 m de altura e deve ser cultivada em solo fértil e úmido mas sem encharcar. Para garantir uma bela floração você pode adubá-la anualmente com esterco bovino, húmus de minhoca ou farinha de ossos. Para manter a planta mais compacta pode as pontas dos ramos no inverno antes da floração.

Toda a planta é muito ornamental e floresce praticamente o ano inteiro mas principalmente na primavera e no verão. Conheça também o Camarão-vermelho.

Veja também em vídeo!



Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!

Passo-a-passo da estaquia da lantana

Passo a passo da estaquia da lantana

Hoje vou mostrar o passo a passo da estaquia da lantana mas você pode usar estes mesmos passos para fazer estaquias de outras espécies como o brinco-de-princesa, o alecrim, o manjericão, o beijo-pintado, a lavanda e etc...

1 - Passo: Preparei o substrato com terra arenosa, porque essa é a terra do meu jardim, vermiculita, para reter água e nutrientes, só um pouquinho de esterco bovino bem curtido e um pouco de substrato pronto. Não use terra adubada para as estacas…

Substrato para estaquia

2 - Passo:
Cortei um galho de mais ou menos 20 cm e tirei a ponta para que ele ficasse mais ou menos com 12 cm. Retirei também as folhinhas da base. Não usei o ponteiro porque estava muito tenro e poderia não “pegar”. Assim também faço com o manjericão. Para as outras espécies que citei no início do post uso o ponteiro mesmo!

Estaca de lantana com 12 cm

3 - Passo:
Acomodei a estaca no substrato já misturado e umedecido. O vasinho tem furos no fundo para drenagem.

Estaca de lantana no substrato

4 - Passo:
Cobri o vaso da estaca com um saco plástico que servirá de estufa e o coloquei num local iluminado mas sem luz direta. Verifique periodicamente para ver se o substrato não está secando. Agora é só esperar para ver em quanto tempo a mudinha pega...

Estaca de lantana na estufa caseira

DOIS MESES DEPOIS...

Muda de lantana feita por estaquia

Aqui no blog também tem um post geral com dicas de cultivo para as lantanas!

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!

Mini estufa caseira com materiais recicláveis

Estufa caseira em garrafa PET
 
Quando o tempo está chuvoso fica muito fácil propagar as plantas pelo método da estaquia mas se o tempo não ajuda nós podemos lançar mão de alguns métodos artificiais porém muito simples para ajudar neste processo.


Muda de malvavisco por estaquia! Acabou de sair da estufa caseira!

A estufa caseira cria um ambiente propício para o enraizamento das estacas e pode ser montada utilizando materiais recicláveis como potes de vidro, sacos plásticos e garrafas PET!


Estufas caseiras com garrafas PET
     
As estufas feitas com as garrafas PET e potes de vidro são simples e muito eficientes. Nelas você pode verificar com facilidade o desenvolvimento das mudas. Outra vantagem deste método é que a água que evapora retorna completamente para a terra mantendo a estufa constantemente úmida e diminuindo a manutenção.

Você também pode abrir a tampa da estufa de vez em quando, tanto para a renovação do ar como para verificar se o substrato não está secando. Esse procedimento pode ser feito entre uma à duas vezes por semana, não há uma regra, isso vai depender da vedação da sua estufa e do clima de sua região.


Estufa caseira em garrafa plástica
     
Você também pode usar as estufas para germinar sementes, neste caso você pode colocar a sementeira dentro daquelas caixinhas de plástico transparente que geralmente são usadas para embalar pães e doces ou simplesmente cobrir a sementeira com saco plástico ou papel filme.


Sementeira na estufa caseira com saco plástico
 
Atenção: As estufas devem permanecer num local com bastante luz indireta até que as sementes germinem ou as folhas da estaca estejam em pleno desenvolvimento. Mas atenção às sementes que não germinam na presença de luz, neste caso deixe a estufa num local escuro. Quando você achar que a muda está pronta para sair da estufa retire a PET no período noturno para que a mudinha não sofra com a mudança brusca de temperatura. Caso você faça as estufas no inverno também deverá ter muita paciência porque neste período algumas espécies entram em dormência e sua estaca só se desenvolverá quando o tempo esquentar, digo isso por experiência própria.

Ah! E boa sorte com suas estacas e a estufa caseira!


Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!

Enraizamento de estacas na água

Enraizamento de estacas na água
Enraizamento de estacas na água 

Sabe quando você coloca as flores num vaso ou deixa o tempero num copo com água para não murchar e depois de alguns dias percebe que eles criaram raízes? Pois é, algumas espécies enraízam facilmente na água e assim você só tem o trabalho de transplantar para um substrato adequado quando tem certeza de que elas “pegaram”.