Flor-de-maio |
Maio é um mês muito especial, neste mês comemoramos o dia das mães e também é aniversário do Jardinet! E para comemorar vou apresentar, para quem não a conhece, e passar algumas dicas de cultivo para quem já tem essa beleza em casa: A flor de maio!
Ah e antes que eu me esqueça, após esse artigo escrevi vários outros só falando da flor-de-maio. E tem vídeo com dicas no final de cada post!
Folhas da Flor-de-maio |
Essa plantinha é uma cactácea e como tal não aprecia muitas regas. Inclusive a maioria dos exemplares que adoecem é exatamente por excesso de água. Eu descobri isso da pior forma possível e agora vou falar um pouquinho da minha experiência para que vocês possam cuidar bem das suas flores-de-maio.
Ganhei a minha mudinha em Janeiro, mudei para um vaso maior, forrado com areia e preenchi com terra misturada à um substrato pronto para germinação de sementes. Deixei o vaso num local que começou a pegar chuva e quando percebi levei dois sustos, o primeiro porque até onde eu sabia ela não poderia estar com a terra encharcada daquele jeito e o segundo porque ela não parecia estar morrendo, pelo contrário, ela estava com brotações por toda parte que é a foto abaixo. E assim ela permaneceu por todo o verão.
Brotação da Flor-de-maio |
Quando chegou o outono, começaram a se formar os botões florais e o vaso ainda pegando chuva rss... Quando percebi o caule estava mole, com aspecto horrível na base e começou a cair. Pensei que tinha perdido o exemplar mas coloquei o vaso imediatamente no sol para ajudar a secar, depois mudei para a sombra e suspendi as regas. Pronto! Problema resolvido e o galhinho que sobrou está florindo...
Resumindo a história, no verão época em que a planta está em pleno desenvolvimento você pode regar um pouquinho a mais, mas não vá deixar ela na chuva não viu rss. Na época da floração uma rega por semana dependendo do tamanho do vaso já basta. Você deve observar o seguinte, terra molhada com folhas murchas é sinal de excesso de rega. Terra seca à uma semana e folhas murchas aí é sinal de falta d'água. Mas ainda assim regue com moderação, não precisa regar à ponto de deixar a água escorrer pelos furos de drenagem do vaso! Após a floração durante o inverno e a primavera a planta entrará em dormência daí as regas devem ficar ainda mais espaçadas.
Estaquia da Flor-de-maio
Uma forma bem simples que encontrei para multiplicar minha flor-de-maio foi a estaquia dos galhos e não precisa muito, como vocês podem ver na foto abaixo eu utilizei apenas um "gominho" para fazer a estaquia! Deixei as duas estacas na estufa caseira que já passei aqui no blog e as duas pegaram! Ah! a Flor-de-maio também se propaga por sementes.
Estaquia da Flor-de-maio |
As flores da Flor-de-maio são belíssimas e se apresentam de várias cores (brancas, róseas, amarelas, lilases) e ainda são atrativas para os beija-flores!
Veja também o vídeo de como fazer mudas da flor-de-maio!
O vídeo do substrato!
Continue lendo para saber mais sobre:
- Cactos
- Flor-de-maio rosa
- Como fazer mudas da flor-de-maio
- Substrato orgânico para flor-de-maio
- Tira-dúvidas no cultivo da flor-de-maio
- Por quê os botões da flor-de-maio caem?
Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!