Cipó-de-são-joão, atrativa para beija-flores |
A Cipó-de-são-joão tem flores chamativas e ricas em néctar, sendo uma bela espécie para manter a visita dos beija-flores mesmo no inverno!
Inflorescências da Cipó-de-são-joão |
Seus ramos chegam a alcançar 15 metros, o que faz desta espécie uma ótima opção para cobrir estruturas como caramanchões sob sol pleno. A espécie dispensa tutores pois cresce se enrolando nas estruturas e ainda possui gavinhas, que são como garras que à prendem as estruturas.
Flor-de-são-joão - Pyrostegia venusta |
A espécie não é muito exigente em seu cultivo necessitando de solos bem drenados e regas nos períodos de estiagem. Sua multiplicação se dá por sementes ou estaquia da ponta dos ramos.
Embora a planta não exija solo fértil aconselha-se adubá-la com farinha de ossos para estimular a floração. Suas belas flores apresentam-se na cor alaranjada e mais raramente na cor amarela com folhas manchadas de verde-claro.
Essa planta bela e rústica é muito utilizada para enfeitar as festas no mês de junho. E também é muito usada para fins medicinais, mas atenção aos criadores de gado, pois ela apresenta toxidade se ingerida pelos bovinos.
Continue lendo para saber mais sobre:
- Multiplicação por estaquia
- Como cultivar Madressilva
- Como cultivar o maracujazeiro
- Enraizamento de estacas na água
- Como cultivar o brinco-de-princesa
- Aprenda a curtir e utilizar o esterco bovino
- Saiba como fabricar a sua própria farinha de ossos
Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!