Como curtir e utilizar o esterco bovino!

Lavanda adubada com adubo orgânico bovino

Você sabia, que o processo de curtir o esterco é que vai torná-lo seguro para a nossa saúde?

A maioria das pessoas que estão se iniciando no cultivo acreditam que esse processo serve unicamente para que o adubo não "queime" as raízes das plantas... Mas ele vai muito além disso. Durante o processo, o esterco chega à altas temperaturas assim como na compostagem, e é nesse momento que os microrganismos vão sendo totalmente eliminados do adubo. Então hoje você vai aprender a curti-lo e deixá-lo mais seguro para você e para a sua família!

Quando recolhê-lo você perceberá que alguns estão mais secos, quase sem cheiro e com a cor mais acinzentada, estes estão praticamente prontos para o uso. Aqui ainda rego por quase uma semana antes de usar só para garantir. Mas quando ele está úmido, com cheiro forte e a cor viva, então é porque ainda está fresco e é preciso curti-lo bem para aplicar nas plantas.

Esterco bovino bem curtido

Uma das formas de curtir o esterco é formando uma pilha no chão, molhando diariamente e revirando a cada dois ou três dias. Após 60 dias o esterco já estará pronto para uso. Depois de curtido misturo no substrato do vaso ou diretamente na terra do canteiro. Nesse caso eu revolvo um pouco a terra e misturo o adubo. Não deixe pedaços grandes, o melhor mesmo é esfarinhá-lo e misturar com a terra. O esterco úmido se "desmancha" mais facilmente.

Uma proporção bastante usada para cultivo em vasos é de 2 partes de terra para 1 de esterco e ½ de areia. Isso para terra muito argilosa. Já no canteiro, a proporção é de 10 l de esterco para cada m2 de terra, é preciso revolver a terra à uma profundidade de 20 à 30 cm antes de agregar o esterco.

Outra forma de utilizar o esterco depois de curti-lo, é colocá-lo num recipiente com água por 10 dias. A proporção é de 1 k de esterco para 10 l de água. Esse líquido do molho pode novamente ser diluído em 10 partes de água e usado para regar as plantas. 100 g de esterco rendem 10 l de adubo líquido. Não gostei muito de usá-lo assim por causa do cheiro forte.
       
A quantidade que usei nas regas é de mais ou menos meio copo para os vasos pequenos e até 1 l para as espécies que estão no canteiro. A parte sólida que sobra também pode ser incorporada à terra.

Horta adubada com adubo orgânico bovino
      
Outra opção para curtir o esterco é colocá-lo direto na composteira ou minhocário. O processo de digestão das minhocas vai torná-lo além de seguro ainda mais nutritivo para as plantas.

No vídeo abaixo mostro um exemplo da utilização do esterco curtido.


Continue lendo para saber mais sobre: 


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!

Adubo orgânico com cascas de ovos!

Adubo orgânico com cascas de ovos

Você sabia, que as cascas de ovos podem ser transformadas em um ótimo adubo natural para suas plantas? Pois é, já testei por aqui e as plantas amaram, então hoje vou mostrar passo a passo a fabricação dessa farinha que é rica em cálcio e também vai deixar suas plantas bonitas e saudáveis...

Então vamos ao passo a passo da farinha de casca de ovos...
Deixe as cascas secarem à sombra para preservar ao máximo seus nutrientes. Não é preciso lavar as cascas, o mau cheiro só aparece se você triturar sem que estejam bem secas. 
Cascas de ovos

Quebre-as grosseiramente e vá juntando em um recipiente, pode ser até um saco de pão que ajudará a retirar a umidade.
Cascas de ovos para a confecção de adubo orgânico

Quando tiver pelo menos uma dúzia de cascas de ovos, que vão render aproximadamente um copo grande de farinha, você já pode triturá-las no liquidificador. Caso não utilize todo o adubo no mesmo dia, você pode guardá-lo em recipientes de plástico ou vidro, em local protegido de luz, calor e umidade.
Farinha da casca de ovos

Adicione o adubo aos poucos e vá observando como suas plantinhas reagem, assim você dosará as que você pode colocar mais ou menos do adubo. Para começar você pode adicionar cerca de 1 colher de café para os vasos menores, com cerca de 20 cm de diâmetro e assim gradativamente nos vasos maiores a cada 40 dias.

A casca do ovo também serve para corrigir o pH em solos ácidos. Se as suas plantinhas forem do tipo que preferem os solos mais ácidos então você deve colocar uma quantidade mínima de farinha ou em alguns casos nem colocar. 

Agora também em vídeo, aperte o Play!


Mais dicas:
  • Use as cascas de ovos também na compostagem. Para ver o passo a passo da montagem da composteira orgânica clique Aqui.
  • Além da farinha ser um ótimo adubo para as plantas ao triturar as cascas no liquidificador você deixará as lâminas mais afiadas! 
  • Cultive Hortênsias para servirem como indicadores de pH do solo. Em solos ácidos as flores ficam azuis, em solos neutros creme e em solos alcalinos suas flores ficam cor-de-rosa.

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!