Estrela-do-Egito - Penta Lanceolata

Estrela-do-Egito
Penta Lanceolata

Foi escolhendo as primeiras floríferas para o meu jardim que conheci a Penta Lanceolata. As pequenas flores em formato de estrela entraram imediatamente para a minha "lista de desejos" rss...

Show de estrelas flor
Estrela-do-Egito
     
Num belo dia, conversando com a Bruna, descobri que ela tinha Pentas e combinamos logo uma troca! As sementes eram tão minúsculas, que nós tínhamos até dúvidas sobre a germinação... Mas era eu de cá querendo as Pentas e ela de lá torcendo para germinarem. Com tanta torcida as Pentas não decepcionaram rss... Cuidei com carinho das pequenas mudas e hoje venho apresentar-lhes mais esta espécie belíssima e atrativa para os beija-flores; A Penta Lanceolata.

Detalhe da folha da Penta
    
Fiquei impressionada com a rusticidade e beleza desta espécie. Aqui, cultivo sob sol pleno e meia sombra e ela fica bem de qualquer jeito. Na questão do solo também não vi muita exigência mas ela ficou ainda mais vistosa no solo rico em matéria orgânica. Ela é tolerante à seca, mas é bom regá-la sempre que o solo estiver seco. Sua reprodução se dá por sementes que germinam em cerca de uma semana ou por estaquia. As sementes são minúsculas e achei as mudinhas um pouco frágeis, então é melhor cultivá-las num vasinho bem pequeno, tipo o de violeta, e transplantá-la depois de uns dois meses.

Estrela-do-egito planta
Show-de-estrelas
Sua floração ocorre o ano todo, mas principalmente na primavera e no verão atraindo muitos beija-flores e borboletas para o jardim! Ainda não consegui fotografar o beija-flor nela mas já presenciei várias visitas dele à planta, APROVADA, rss!!

PRÓS:
  • Tolerante à seca 
  • Crescimento rápido
  • Flores praticamente o ano todo
  • Flores atrativas para os beija-flores
CONTRAS:
  • Desde que cultivada sob condições ideais não há contras
DICAS DO BLOG:
  • Use a penta para formar maciços no jardim ou em vasos grandes compondo um lindo "bouquet" de Pentas

Cultivo de horta orgânica em vasos e canteiros

Cultivo de tomate orgânico
Tomate orgânico Sweet Cherry

Já faz algum tempo que comentei aqui no blog que estava cultivando uma hortinha orgânica em vasos. E assim como as ornamentais, fotografei e documentei todo o processo para dividir com vocês as minhas experiências. Ah! E os beija-flores não ficarão com ciúmes porque muitas das frutíferas e hortaliças que podemos cultivar, como o manjericão e a pitangueira, têm flores que também são atrativas para eles. Bem, felicidade geral no jardim, agora vou compartilhar as primeiras dicas e mostrar um pouco do que vem por aí para que vocês possam ir se inspirando!

Alho orgânico cultivado em vasos
Horta orgânica cultivada em vasos

Planejamento - ''Certa vez inventamos de fazer uma horta aqui em casa, sem muito planejamento porque horta todo mundo sabe fazer não é mesmo? Só que não rs... Moral da história, cultivamos tanto tomate que no final eu já estava fazendo tomate seco para conseguir armazenar e pimenta então haja conserva rs... E depois disso já meio traumatizada deixei a horta de lado. Daí a importância do planejamento.

Agora a minha horta está indo muito bem e estou muito animada, isso porque estou fazendo tudo planejado! Está em vasos porque acho mais fácil de cuidar, só tem variedades que consumo com frequência e verifiquei a preferência do substrato e insolação de cada espécie para que cada uma se desenvolva da melhor forma possível. Tire um tempinho para planejar antes de implementar e a sua horta também será um sucesso!

Hortelã orgânica cultivada em vasos e canteiros
Hortelã orgânica cultivada em vasos e canteiros

Insolação - Esse é um ponto chave para o sucesso da sua horta! A maioria das ervas e temperos precisa de pelo menos 5 h de sol direto por dia para crescem vistosas e menos suscetíveis à pragas. Então, antes de semear, observe bem o local para ver onde você vai montar a sua horta.

O sol da manhã é sempre o melhor, tanto para as mudas já formadas como para as mudas da sementeira. Isso mesmo da sementeira! Aqui em casa, quase todas as mudinhas com raras exceções, pegam sol até as 10:00hs. Mas atenção, nesse caso você não deve deixar o substrato secar de jeito nenhum ou pode até perder a mudinha. Verificar a disponibilidade de insolação vale tanto para o canteiro quanto para os vasos, contudo esses últimos são mais fáceis de adaptar.

Tempo - Você deve pensar no tempo que você tem disponível para cuidar da sua horta. Hoje em dia existem vasos que dispensam as regas por até uma semana. E esse detalhe é muito importante porque as hortaliças, principalmente no inicio de seu desenvolvimento, precisam de regas constantes. Outro detalhe em relação ao tempo, é que se você não seguir as regras básicas de cultivo para a espécie que você escolheu, terá que disponibilizar um tempo extra para tratar das possíveis pragas.

Espécies - Faça algumas pesquisas e veja se a espécie que você pretende cultivar se adapta bem à suas condições de cultivo. Aqui mesmo no blog você encontrará as instruções de cultivo de várias espécies. Opte também por hortaliças mais fáceis de cultivar como tomate, coentro e salsinha. Comece com poucas espécies, as suas preferidas, e depois aumente o leque de acordo com as experiências que você for tendo.

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!