Produção de novas mudas em copinhos descartáveis

Muda de funcho crescendo no copinho
Muda de funcho germinada no copinho

Já comentei aqui no blog que não estou mais utilizando as sementeiras para a produção de mudas. Os motivos são muitos como: 

  • Dificuldade para retirar a muda com torrão intacto
  • Incompatibilidade de insolação e tempo de desenvolvimento das mudas 
  • Cultivo em quantidades inferiores ao número de células das sementeiras que possuo

Já comentei também aqui, que hoje em dia estou mais comedida no cultivo, só cultivo nas quantidades que vou conseguir consumir e também estou sempre testando novas espécies! E por tuuuuudo isso os copinhos descartáveis chegaram para ficar no meu jardim!

Mas se você irá realizar um cultivo em grande escala, de uma mesma espécie ou de espécies totalmente compatíveis a sementeira ainda é uma boa solução. Hoje em dia, quando muito, uso as sementeiras para a produção de algumas mudas de espécies pequenas por estaquia.

Estou cultivando em copinhos de 80ml mas vou fazer testes em alguns de 200ml porque já percebi que  principalmente no caso das hortaliças, o desenvolvimento é muito rápido e as mudas precisam de espaço adequado para se desenvolver. No caso de uma muda de alface por exemplo, duas semanas num recipiente pequeno já podem comprometer o resultado final da colheita!

Germinação de sementes
"Berçário" das mudas

O "berçário" das mudas...      

Na foto acima mostro o "berçário" das mudas, um cantinho sombreado e úmido do meu jardim. O clima desse cantinho é ótimo para a germinação das sementes e também para o enraizamento das estacas. Os copinhos estão sobre o substrato de um vaso grande de mudas, esse procedimento adotei para que além da "proteção" a água excedente das regas dos copinhos, que estão com um ótimo substrato, "alimente" também a muda do vaso grande.

Mudas transplantadas para a horta

Os copinhos também são ótimos para aquelas sementes que ficaram guardadas por muito tempo e o poder germinativo está comprometido! Ah e não se esqueça de fazer um furo bem grande no fundo do copinho para drenar a água da rega!

       Se você optar pelo uso das sementeiras no cultivo pode ver o passo-a-passo da montagem  aqui.

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!

Gostou das dicas? Então compartilhe este post com seus amigos e ajude na preservação da natureza!

Como utilizar as cinzas na adubação

Cinzas de madeira - Adubo orgânico
Cinzas de madeira - Adubo orgânico

A cinza de madeira assim como o esterco bovino e o húmus de minhoca é um adubo orgânico e excelente para as plantas. Sempre que aplico elas começam a se desenvolver e brotar. Hoje vou passar para vocês os cuidados que devemos ter na aplicação e preparação desse adubo!

Aceroleira brotando após adubação com cinzas
Aceroleira brotando após adubação com cinzas

Para obter o adubo basta fazer uma pequena fogueira com os restos de poda e folhas secas do jardim e misturar à água das regas. Você também pode colocá-lo diretamente sobre o substrato e regar bem em seguida.

Pitangueira brotando após adubação com cinzas
Pitangueira brotando após adubação com cinzas

O que não podemos usar na preparação deste adubo?
  • Cinzas da churrasqueira por causa do sal e da gordura da carne
  • Madeira pintada, resinada ou com cola
  • Papel colorido ou com tinta

Todas as plantas podem se beneficiar deste adubo? Sim, mas use-as com cautela em plantas que preferem solos mais ácido como as Ixoras, pois as cinzas aumentam o pH do solo deixando-o mais alcalino. Em pequenas quantidades as cinzas fazem a correção natural do solo.

Quanto devo aplicar? 
Aqui aplico de acordo com o tamanho e fase de desenvolvimento das plantas. Nas frutíferas por exemplo, aplico cerca de 1 pazinha de jardinagem cheia para as espécies já formadas e 1/2 pazinha para as espécies em formação. Nos vasos vá adicionando às colheradas e observe como a sua planta reage. Use uma colher de sobremesa para a medição.

Quando devo aplicar? 
Em todas as estações do ano, mas aplique bem menos no inverno para as espécies que entram em dormência. Nas demais estações a aplicação pode ser mensal lembrando sempre de observar como cada exemplar reage.

Posso armazenar o adubo? 
O adubo que não for utilizado pode ser armazenado em potes de plástico ou de vidro e deixado em local seco e arejado.

Dicas extras:

Você pode usar as cinzas do fogão de lenha como adubo respeitando as restrições que mencionei no post. As cascas de frutas e verduras que não forem para a compostagem também podem ser utilizadas na fabricação das cinzas, elas deixarão o adubo ainda mais rico em nutrientes. As cinzas de madeira são ricas em Potássio (K), o mesmo "K" do famoso NPK. Esse nutriente está ligado ao desenvolvimento e fortalecimento da planta contra o ataque de pragas.

Agora também em vídeo!



Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!

Cultive a Tumbérgia-azul e atraia beija-flores para o jardim!

Azulzinha, trepadeira atrativa para beija-flores
 Tumbérgia-azul – Thunbergia grandiflora
     Se você estava procurando por uma espécie vigorosa, capaz de encobrir grandes áreas como muros, cercas e alambrados e que ainda não dê praticamente nenhum trabalho, a Tumbérgia-azul é recomendadíssima. Essa trepadeira floresce praticamente o ano inteiro e ainda atrai muitos beija-flores para o Jardim!

É viável comprar mudas de plantas pela internet?


Muda de morango comprada na internet

        É a primeira vez que compro mudas de plantas pela internet. O viveiro que escolhi é aqui mesmo da minha região mas como eles não entregam em mãos e o frete saiu bem em conta decidi fazer o pedido pela internet.