Já faz muito tempo que estou cultivando esses abacaxizeiros em vasos e mês passado resolvi revitalizá-los. Essa frutífera, tão comum em nosso país, leva mais de um ano para a colheita e para mantê-la saudável durante todo esse tempo, temos que adubá-la com certa frequência.
Antes da revitalização
Para começar, retirei as ervas daninhas e podei as folhas mais próximas do substrato. Quando retirei as ervas, a terra do vaso desceu uns 2 cm e ficou perfeito para a aplicação do adubo. Então fiz uma mistura com:
8 colheres de sopa cheias de esterco bovino bem curtido
4 colheres de sopa de cinzas de madeira
2 colheres sopa rasas de NPK
Falando em NPK, que é assunto para os próximos posts, muito cuidado com ele. Comprei esse adubo há mais de 3 anos, quando não entendia quase nada de cultivo e utilizo tão pouco que ainda tenho guardado. Hoje também, além de utilizar o esterco bovino, as cinzas e a
farinha de ossos, ainda reciclo todo o lixo orgânico da cozinha e do
jardim no processo de compostagem. Então o NPK nunca vai para a terra
sozinho mas sempre acompanhado de um "combo" de adubos orgânicos, que
além da manutenção ainda enriquecem o solo do jardim.
Depois da revitalização
Agora, quinze dias depois dos cuidados, tive uma grande surpresa enquanto ia regar os abacaxizeiros. Um deles começou a emitir o pendão floral e logo logo estarei realizando a colheita tão esperada. Assim que os abacaxis estiverem prontos, eu volto com um post completo sobre o cultivo.
Duas semanas após a revitalização
Alguns dos cuidados que apliquei ao abacaxizeiro como a remoção das ervas daninhas, aplicação da cobertura morta e a adubação com aduboorgânico são básicas para o cultivo em vasos e jardineiras. Mas é bom que você sempre se informe sobre as necessidade da espécie que está cultivando antes de proceder com a adubação. P.S saíram o post e o vídeo do replante do abacaxizeiro! O post vocês podem conferir clicando aqui e o vídeo no player abaixo ou diretamente no canal do Jardinet no YouTube.