Aprenda a fazer e utilizar a farinha de ossos na adubação - Adubo orgânico

Aprenda a fazer e utilizar a farinha de ossos na adubação - Adubo orgânico
Adubação com farinha de ossos

A farinha de ossos é um ótimo adubo para as plantas e você pode até fabricá-la em sua própria casa! Aqui, preparo a farinha quase que mensalmente e junto com as cinzas de madeira que também já falei aqui no blog, obtenho um adubo totalmente orgânico e de ótima qualidade. No post de hoje vou mostrar o passo a passo da fabricação, vamos lá!

Fogueira com restos de podas do jardim
Fogueira com restos de podas do jardim

O primeiro passo é fazer uma fogueira com os restos de podas e folhas secas do jardim, lembrando que as cinzas da fogueira também servirão de adubo para as plantas. Depois é só colocar os ossos por cima da fogueira e deixar queimar até que fiquem esbranquiçados como na foto abaixo. Geralmente deixo os ossos na brasa durante a noite e no dia seguinte eles já estão frios e prontos para a farinha.


Ossos prontos para a farinha
Ossos prontos para a farinha

Você também pode colocar os ossos no fogão à lenha ou churrasqueira. O único cuidado nesse caso é não deixar que os ossos se misturem com a gordura e o sal que geralmente caem da carne. Depois de frios os ossos ficam bem quebradiços de forma que até com as mãos você consegue esfarinhá-los. Quando muito uso uma luva de jardinagem para proteger as mãos. Depois você pode misturar com as cinzas e espalhá-los sobre o substrato dos vasos ou na terra do jardim.

Farinha ossos calcinada adubo orgânico

Como devo aplicar? Você pode tanto misturá-lo ao substrato como colocá-lo somente por cima e regar bem em seguida. Mas se você tiver bichos de estimação em casa aí o melhor mesmo é misturá-lo no fundo do vaso. Ao contrário da dupla "Farinha de ossos/Torta de mamona" a farinha de ossos sozinha não é tóxica mas os pets podem danificar suas plantas atrás do adubo.

Quanto devo aplicar? Aqui aplico de acordo com o tamanho e fase de desenvolvimento das plantas. Mas geralmente coloco uma colher de sopa junto com as cinzas e aplico no substrato. Esse adubo é um forte  e ótimo para as espécies floríferas e frutíferas também.

Quando devo aplicar? Em todas as estações do ano, mas aplique bem menos no inverno para as espécies que entram em dormência. Nas demais estações a aplicação pode ser mensal lembrando sempre de observar como cada exemplar reage.

Posso armazenar o adubo? O adubo que não for utilizado pode ser armazenado em potes de plástico ou de vidro e deixado em local seco e arejado.

Agora também em vídeo! 


Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!

Como fazer mudas de plantas por mergulhia

Atrai beija-flores
Muda de Columéia-batom por mergulhia

O meu interesse por esse método de propagação foi bem por acaso. Algumas espécies como a Columéia e a Hortelã se multiplicam desta maneira naturalmente e quando percebi as novas raízes já haviam se formado gerando uma nova muda.

Formação de novas raízes - Mergulhia
Formação de novas raízes - Mergulhia

Para fazer a mergulhia basta enterrar os galhos na terra deixando só a pontinha do lado de fora. As raízes nascem nas bases dos galhos. Nessa fase, o importante é manter o substrato bem úmido para que ocorra o enraizamento. O substrato deve estar úmido mas não encharcado!

Novas raízes em detalhes
Novas raízes em detalhes

Antes de fazer a separação, certifique-se de que o galho esteja bem enraizado como na foto acima.

Propagação por mergulhia
Muda de "Batom" por mergulhia

Depois, caso seja necessário, você pode retirar as folhinhas da base. Por conta da mergulhia, algumas folhas acabam bem próximas do substrato e essa umidade pode causar a proliferação de fungos.

Após o replante, mantenha a muda em um local bem iluminado mas sem sol direto. Quando as novas folhas começarem a se desenvolver ela já pode ir para o local definitivo. Viu como é fácil! Se você tiver alguma experiência com a mergulhia por aí compartilhe com a gente!

Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!