Como fazer mudas da Flor-de-maio

Como fazer mudas de flor-de-maio - Schlumbergera truncata
Como fazer mudas de flor-de-maio

Ela é uma fofa, mas confesso que não ando tendo muita sorte no cultivo rs. Então o que me resta é fazer várias e várias mudas até que eu consiga "acertar a mão". 

E como eu já havia mencionado no outro post que fiz da flor-de-maio, e que vocês podem conferir clicando aqui, uma forma bem simples que encontrei para multiplicá-la foi pela estaquia dos galhos. Qualquer galhinho, apenas um "gominho" desses que destacamos, tem potencial para virar uma nova muda. O importante é que o "gominho" esteja saudável e bem desenvolvido. Não use os gomos muito velhos e ressecados e nem os muito novos (ponteiros) use os "medianos". 

Botões florais da flor-de-maio
Botões florais da flor-de-maio

Na foto acima, o exemplar está cheio de botões florais, nessa época não é legal destacar os gomos para a obtenção de mudas, até porque se retirarmos os galhos, vamos perder os botões com as flores que ainda estão para abrir. Após a floração, de preferência quando perceber que a planta está rebrotando, geralmente na primavera e no verão, é uma ótima hora para fazer as estaquias.

Estaquia da flor-de-maio - Mudas por galhos
Estaquia da flor-de-maio

No mais, basta deixar as mudas num local bem arejado e sem incidência de luz solar direta. O substrato que uso para a flor-de-maio é o mesmo que uso no cultivo de suculentas. Para ver o post com vídeo do passo-a-passo clique aqui.

Agora vamos ao vídeo com o passo-a-passo da estaquia da flor-de-maio



Continue lendo para saber mais sobre:

Como cultivar pimentão em vasos

Como cultivar pimentão em vasos
Pimentão

Esse é mais um daqueles cultivos com história de superação aqui no blog rs. No auge do cultivo, começou a chover muito aqui no quintal, e em questão de semanas, o lindo pé de pimentão já com frutos em formação começou a "melar".  Como consequência, todos os frutos e também as flores começaram a cair.

Quando pensei que o cultivo estava perdido, eis que as chuvas deram uma trégua e então percebi uma pequena brotação. Sem muito drama, arranquei todas as folhas que estavam feias deixando apenas a nova brotação. Como essa é uma frutífera normalmente de apenas uma colheita, não tinha certeza se frutificaria novamente, mas ainda assim acreditei nela e as fotos deste post são o resultado da superação dessa plantinha.

Pimentão verde
Pimentão verde

Recipiente e substrato
Para esse pimentão utilizei um vaso de 18 lt. Mas acredito que num vaso de 10 lt com uma terra bem fértil também seria possível ter uma boa colheita. E falando em substrato, uma boa combinação seria uma parte de terra de jardim para uma parte de esterco de curral bem curtido e uma parte de composto orgânico. Se quiser misturar também umas duas "pazinhas" de húmus de minhoca também seria ótimo.

Pimentão
Pimentão

Rega e insolação
Como vocês viram no início do post, o excesso de regas pode ser um problema no cultivo. Aqui a regra para as regas é a seguinte, rego sempre que a superfície do substrato estiver bem seca. Já em relação à quantidade de sol, o mínimo indicado é de quatro horas de sol direto. Aqui deixo os vasos tomarem até 6 horas de sol direto por dia.

Como cultivar pimentão em vasos
Como cultivar pimentão em vasos

Adubação e colheita
Como esse tipo de cultivo é bem rápido, se o solo do plantio for bem fértil não vai precisar nem das adubações adicionais. Mas se percebo que a planta está debilitada, costumo usar cinzas de madeira e húmus de minhoca diluído na água das regas. A minha colheita demorou muitos meses, já que os primeiros frutos se perderam, mas num cultivo normal entre 3 e 4 meses já se inicia a colheita.

Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!

Minha coleção de pimentas...

Pimenta Biquinho
Pimenta Biquinho

Eu já ia dizer que o cultivo das pimentas é um dos meus preferidos, mas aí lembrei dos tomates, dos fofíssimos pepininhos-do-mato que estou cultivando no momento, e percebi que a minha preferência não é por essa ou por aquela outra espécie mas sim pelo cultivo de uma maneira geral. Sejam pimentas, tomates, frutíferas ou floríferas, o que importa para mim é cultivar rs. É ver aquela sementinha gerar vida!

Mas sim, o cultivo das pimenteiras é muito especial. E não é à toa que já cultivei vários tipos e ainda continuo fazendo várias experiências com essa frutífera aqui no jardim. No post de hoje vou mostrar todas as espécies que já cultivei e toda vez que tiver alguma novidade eu volto e atualizo aqui. 

E por falar em novidade, vou indicar para vocês a nova lojinha de sementes da amiga Bruna do Saberes do jardim. A maioria das espécies de pimentas que eu cultivo vieram de plantas dela e então posso indicar com toda a certeza. As sementes dela são cultivadas de forma orgânica e sempre chegam com altas taxas de germinação. Quem quiser dar uma passadinha lá depois para conhecer a lojinha é só clicar aqui.

Fish pepper
Fish pepper

A primeira da minha lista é a Fish Pepper. E não é por acaso, essa pimenteira é belíssima. As folhas são variegadas e os frutos quando verdes apresentam essas listras amarelas. Aqui não tive praticamente nenhum problema com o cultivo. Houve uma pequena infestação de ácaros em outras pimenteiras e fiz a aplicação do enxofre mas foi mais por precaução do que para tratamento. Quem quiser saber mais informações sobre essa praga e como tratá-la clique aqui. E para ver o post completo que fiz sobre o cultivo da Fish clique aqui

Ardência: 3

Sweet Pickle
Sweet Pickle

A Sweet Pickle é outra queridinha rs. Os frutos vão mudando de cor com o tempo, começam verdes, depois amarelo, laranja e por ficam ficam avermelhados quando bem maduros. Assim como a Fish ela também é bastante rústica no cultivo porém o vaso para o plantio deve ser um pouco maior. Eu indicaria no mínimo um de 5 l. Para ver o post completo que fiz sobre o cultivo da Sweet clique aqui.

Ardência: 0

Pimenta Cambuci orgânica
Pimenta Cambuci orgânica

A bela Cambuci, porque todas elas são belas e fofas e queridas rs... Na época da floração dessa pimenteira ela não estava segurando os frutos. Foi então que fiz uma adubação com cinzas e húmus de minhoca e os frutos começaram a se desenvolver. Para ver o post completo que fiz sobre o cultivo da Cambuci e saber mais sobre a adubação clique aqui.

Ardência: 0

Pimenta doce italiana - TopSeeds
Pimenta doce italiana - TopSeeds

Doce Italiana, essa pimenteira lembra muito o pimentão, e não é só no aspecto dos frutos mas também no sabor. Com um detalhe, o sabor da pimenta é bem mais suave que o do pimentão. Acho ótima para vinagretes ou colocar no arroz como pimenta de cheiro. Dessa pimenteira ainda não tenho um post mas o cultivo dela é bem simples e segue a mesma linha das pimentas mais rústicas. Para ver o post geral que fiz sobre o cultivo de pimentas clique aqui.

Ardência: 0

 Pimenta biquinho amarela
Pimenta biquinho amarela

Essa pimenteira é uma das mais tradicionais em nossas hortas e jardins, e não é por menos, a conserva dela é muito saborosa. E por falar nisso, ela faz sucesso até entre as crianças que se sentem muito "corajosas" por conseguir mastigar uma pimenta rs. Para ver o post completo que fiz sobre o cultivo da  Biquinho clique aqui.

Ardência: 0

Pimenteira ornamental
Pimenteira ornamental

A última da minha lista, é essa bela pimenteira de flores azuladas. Comprei como ornamental, não tenho a identificação dela e também não sei dizer se é comestível. Mas por ser uma plantada comercializada como ornamental pode ter sido cultivada com uso de defensivos que não fazem bem à saúde. Enfim, as flores são muito lindas e ela é mesmo bastante ornamental.


Veja também o vídeo de como plantar pimenta



Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!

Veludo roxo, ludisia, marianinha... Mudas por estaquia...

Veludo roxo, ludisia, marianinha
Veludo roxo, vick, violeta pendente, mirra, ludisia, marianinha...

A paixão pelas plantas foi o que nos aproximou, mas depois, descobrimos que tínhamos tanto em comum que foi inevitável que nos tornássemos amigas. Quem acompanha o blog já sabe de quem estou falando né rs? Sim, da amiga Camila, do Diário de uma sementeira e da amiga Bruna, do Saberes do jardim. 

E essa semana, e quem me segue nas redes sociais já está sabendo, a Camila esteve aqui em Brasília, e pudemos enfim nos conhecer pessoalmente após quase quatro anos de amizade pela internet. Passamos meses combinando o encontro rs. O vaso que aparece na primeira foto do post foi o super combo de plantas que a Camila me trouxe de presente! 

Coromandel -Asystasia gangetica
Coromandel -Asystasia gangetica variegada

Veludo roxo, ludisia discolor, marianinha, vick, escudo persa e muitas outras mudas maravilhosas foram compondo o vasinho. Todas as mudas foram feitas a partir de estacas que ela ia retirando das próprias plantas do jardim. Esse método é muito eficiente e uso sempre por aqui. Se vocês quiserem ver o post onde falo mais sobre essa técnica clique aqui.

Planta Escudo-persa - Strobilanthes dyerianus
Escudo-persa - Strobilanthes dyerianus

As plantinhas viajaram de Uberaba-MG até aqui e chegaram em ótimo estado. Agora o tempo está chuvoso o que vai contribuir ainda mais para que todas elas "peguem" e eu possa além de cultivar, compartilhar todas as dicas de cultivo com vocês!

Ludisia discolor orquídea terrestre
Ludisia discolor

E não para por aí rs, o meu presente vem acompanhado de identificação e tour pelo jardim da Camila que vocês podem ver clicando na imagem abaixo. 




Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!