Hoje vou compartilhar com vocês essa mini estufa de PET que uso na recuperação das orquídeas. Mas não se enganem, embora ela seja extremamente simples também é extremamente eficaz! Essa minha orquídea estava com as folhas bem feinhas e já vou aproveitar para dizer que não aconselho a compra de plantas com folhas ou raízes debilitadas. Essa eu trouxe para casa pois acreditei que o problema fosse apenas de adaptação.
Orquídea se recuperando na estufa de garrafa PET
Para a confecção da estufa não tem segredo. Primeiro molhe bem o substrato, espere um pouco para que evapore o excesso de água e em seguida cubra com a PET. O importante é não deixar o substrato secar e nem ficar encharcado. Se for preciso regue novamente ou se por outro lado notar que está ficando muito encharcado espere mais tempo para só então fechar o sistema.
Estufa de garrafa PET na recuperação de orquídeas
A orquídea já está começando a emitir a segunda folhinha e vou esperar até que elas estejam bem desenvolvidas para retirar a PET. Essa estufa também pode ser usada para emissão de keikes nas hastes florais, como na foto abaixo, e também para a recuperação das orquídeas na água.
Keike na haste floral
No vídeo mostro a estufa com mais detalhes e mostro também o keike de uma denphal que estou recuperando na PET. Assim que ele estiver pronto para sair do sistema eu volto com mais um post e também outro vídeo com todos os detalhes.