Substratos para orquídeas |
Bom dia! No post passado, mostrei em detalhes os vasos que escolhi para os replantes, e hoje vou falar um pouco de substrato. Já testei várias combinações e agora, com os novos vasos vou colocar em prática tudo o que observei durante o cultivo.
E o primeiro elemento e que inclusive vai compor a maior parte dos substratos é a pedra brita. Quem acompanha o canal sabe que já obtive ótimos resultados usando somente a pedra no cultivo. A pedra não retém muita umidade e permite que molhemos as orquídeas diariamente sem correr o risco de deixar o substrato encharcado.
Em menor quantidade vou usar o carvão que não é muito indicado para quem usa adubos foliares. E também a casca de pinus. A casca de pinus retém mais umidade do que a pedra e o carvão. Em breve farei um post + vídeo mostrando como faço o tratamento antes de utilizá-la.
E por último o musgo sphagnum, esse é o elemento que devemos usar com mais cautela e durante os replantes vou mostrar para vocês a melhor forma de utilizá-lo. Mas já adianto que uso em pouca quantidade e na maioria das vezes na parte de cima do substrato. Esse cuidado permite a retirada do musgo, caso seja necessário, em períodos muito chuvosos. O musgo é um dos elementos que utilizo e que retém mais água.
Por hoje é só e não percam os próximos vídeos e posts onde vocês verão na prática a montagem do substrato. Uma ótima semana a todos e até o próximo post!
Veja também em vídeo!
Continue lendo para saber mais sobre:
- Cultivo na casca do coco
- Como regar as orquídeas
- Minhas primeiras orquídeas
- Adubação foliar das orquídeas
- Evolução das orquídeas na PET
- Tipos de substratos para orquídeas
- Como cuidar das orquídeas denphal
- Replante das orquídeas nas árvores
- Como cuidar das orquídeas cattleyas
- Qual o melhor lugar para deixar as orquídeas
- O musgo verde no vaso faz mal para as orquídeas?
Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!