Hoje eu vou passar algumas dicas de cultivo da bela e perfumada orquídea chocolate! E essa, como a maioria das plantas por aqui, tem uma longa história rs.
Na ocasião da compra ela veio num substrato de casca de pínus e isopor. Então mantive essa composição no substrato e fiz o replante aumentando apenas o tamanho do vaso.
Oncidium Sharry Baby
Foi então que assistindo ao canal "Simone Felic" da amiga Simone, tive uma ótima idéia. Ela mostrou uma orquídea chocolate enraizando na terra, e por coincidência, eu tinha um vaso enorme de composto onde poderia fazer o replante.
Esse é o vaso de compostagem que já compartilhei aqui no blog, não tem terra na composição, somente cascas de orgânicos e bastante folhas secas.
Orquídea Oncidium Sharry Baby
Mas atenção! Um detalhe muito importante a cerca desse substrato é que à data do replante ele já estava bem curtido, com aparência e cheiro de terra. Fazer o replante num substrato mal curtido vai apodrecer as raízes da planta.
A minha orquídea estava começando a emissão do pendão floral, mas como ela é bastante resistente decidi arriscar. E uma semana depois do replante, para minha surpresa, ela começou a emitir um novo pendão floral.
Orquídea Oncidium Sharry Baby - Pendão Floral
No momento, estou usando o adubo de floração e regando diariamente, mas com pouca água. Essa questão das regas também é relativa. O tipo de substrato e o local de cultivo por exemplo, vão ajudar a definir a quantidade de água e a frequência das regas. O musgo verde no vaso também pode auxiliar na verificação da umidade.
E aqui está, a bela floração da orquídea chocolate! As flores são pequenas mais muito perfumadas. E embora leve o nome de chocolate, o aroma lembra mesmo a baunilha.
Orquídea Oncidium Sharry Baby - Floração
E para quem quiser conferir, aqui mesmo no blog já tem vídeos de regas, tanto para quem cultiva dentro de casa como para quem cultiva em ambiente externo. E também tem posts sobre adubação, mostrando os tipos de adubo e o passo-a-passo de como faço as aplicações.