Como fazer uma HORTA do zero! - Hortinha no canteiro - 1° Parte

Como fazer uma HORTA do zero!
Como fazer uma HORTA do zero!


Hoje eu vou compartilhar com vocês o passo-a-passo de como montei essa hortinha. As plantas se desenvolveram bastante e fiz uma ótima colheita. Então vamos aos detalhes...

Para começar, eu fiz uma delimitação usando tijolinhos. Depois fui adicionando os adubos. A primeira foi uma camada generosa de cama de frango. Em seguida adicionei duas pazinhas de cinzas de madeira. Após os adubos eu acrescentei três litros do substrato que inclusive já compartilhei aqui no blog e lá no canal. Ele tem muita matéria orgânica e quase nada de terra na composição.


Como fazer uma HORTA do zero!
Como fazer uma HORTA do zero!


A presença das minhocas é um ótimo sinal! Como eu não revolvi a terra antes de montar o canteiro elas vão ser ótimas aliadas na descompactação do solo. Acrescentei também uma camada generosa de esterco bovino bem curtido. Eu acabei diminuindo um pouco a delimitação para preservar essa muda de boldinho que aparece no canto direito. Ela também se beneficiou bastante dos nutrientes e vocês podem ver como ela está na parte 2 do vídeo! Quando o esterco está bem curtido ele esfarela com facilidade e não tem mau cheiro.

Como fazer uma HORTA do zero!
Como fazer uma HORTA do zero!


Para cobrir os adubos eu reaproveitei a terra velha dos vasos. Essa camada vai ajudar a manter o PET longe, que por sinal já está super interessado em cavucar o canteiro. E por último, para dar um aspecto mais bonito, usei o Carolina Padrão que também é ótimo para germinar sementes. Em seguida reguei abundantemente e aguardei ainda alguns dias antes de iniciar o plantio. 


Como fazer uma HORTA do zero!
Erva doce de Florença


Veja também em vídeo!





Continue lendo para saber mais sobre:

Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!