Esterco bovino na adubação

Como usar o esterco bovino na adubação
Como usar o esterco bovino na adubação

Se tem um adubo que eu não abro mão aqui no jardim é o esterco bovino. Ele pode até não ter todos os micro e macro nutrientes de que as plantas precisam mas ainda assim é rico em nutrientes e atrai as minhocas.

Mas afinal qual o benefício em atrair as minhocas? As minhocas transformam o esterco no húmus que é considerado um adubo completo. E ainda assim o esterco melhora muito a qualidade do substrato. Além de trazer nutrientes, ele deixa o substrato mais leve, mais aerado e absorve água potencializando assim as regas. 

Esterco bovino na adubação
Esterco bovino na adubação

A proporção que mais uso aqui no jardim é de 1 parte de esterco para 2 de terra mas essa composição deve estar de acordo com as necessidades de cada espécie. Por incrível que possa parecer nem todas as plantas gostam de um substrato rico em matéria orgânica. 

Tagetes adubada com esterco de vaca
Tagetes adubada com esterco de vaca

Aqui uso o esterco para adubar todos os tipos de plantas mudando apenas, como disse acima, as quantidades utilizadas. Mas para vocês terem uma ideia até as orquídeas são adubadas com esse adubo na forma líquida. No final do post vou deixar alguns links aqui do blog onde eu mostro na prática como utilizar o adubo.

Adubo bovino bem curtido
Adubo bovino bem curtido

E por último mas não menos importante é o fato de que o adubo deve ser muito bem curtido antes de ser utilizado. É nesse processo que o esterco vai ficar livre de microorganismos que podem fazer mal à nossa saúde. Outro detalhe é que nesse processo o adubo chega à uma temperatura muito alta que pode "queimar" as raízes das plantas caso seja utilizado antes do tempo. 

Veja também em vídeo as dicas sobre o esterco bovino!



Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!

Quanto custa um minhocário - Composteira da Casológica

Minhocário da Casológica
Meu novo minhocário da Casológica

Hoje eu estou muito animada pois acabei de comprar meu novo minhocário. E quando digo novo é porque eu já fiz uma tentativa de criar as minhocas e não deu certo. Na época eram três caixas que acabaram servindo de composteiras mas minhocário que é bom, nada rs! Esse é assunto para os próximos posts onde eu vou falar dos erros que cometi e se vocês quiserem ver os detalhes da composteira depois é só clicar Aqui

Mas enfim... Desta vez estou bem confiante e espero compartilhar muitos outros posts com esse assunto, mostrando como o minhocário vai bem. Se Deus quiser!

Como usar o minhocário
Como usar o minhocário

Então. Antes de comprar as novas caixas pesquisei muito. Lembrando que até baldes industriais podem servir como minhocário. E o escolhido foi o Minhocário tamanho G da Casológica. Eu queria uma caixa que fosse grande e resistente. E que não custasse um absurdo. E digo isso porque existem hoje no mercado caixas que chegam a custar perto de R$ 1000,00 e são menores do que essas que comprei. E já falando em preço eu paguei pelo conjunto em 2020 R$ 324,90 na Leroy Merlin. Elas têm capacidade para 60 litros e vão servir perfeitamente!

Minhocário da Casológica
Minhocário Casológica

Outro detalhe é que essas caixas não servem apenas para o minhocário mas também servem para fazer somente a compostagem. As duas caixas de cima são furadas no fundo. E inicialmente uma delas é apenas a reserva. Então a do meio começa a receber os resíduos e o chorume vai caindo na terceira caixa. Quando a do meio encher a gente começa a encher a do topo. 

No caso de haver minhocas no sistema elas vão passar instintivamente do meio para a caixa de cima, assim que os resíduos acabarem. Ou seja, na falta de alimento elas vão subir para se alimentar na nova caixa. 

Nesse ponto onde as minhocas migram só vai restar na caixa o húmus que nada mais é do que as fezes das minhocas.

Minhocário Casológica
Minhocário Casológica

Por hoje é só! No próximo post vou mostrar a montagem dos resíduos na caixa e a chegada das minhocas que encomendei. Vocês não podem perder! Uma ótima semana à todos e até a próxima!

Como cuidar da Suculenta Sedum Oro

Sedum Oro
Sedum Oro

Hoje esse sedum está bem bonito e já fiz várias mudas dele mas no início não foi bem assim. Eu adquiri a muda no tempo da seca e ela gosta de um pouco mais de umidade então a planta custou a se desenvolver. Eu cheguei até mesmo a fazer uma estufa de garrafa PET. E foi a melhor coisa que fiz! No tempo chuvoso, eu tirei a muda da estufa e ela se desenvolveu plenamente. No meu caso a estufa ajudou a planta a se adaptar ao clima de minha região. Mas se o clima da sua casa não for muito seco ou estiver no período das chuvas pode dispensar a estufa. 

Problemas de adaptação resolvidos, agora resta admirar a beleza dessa planta, que por sinal estou usando muito como forração na composição de outros vasos.

Arranjo com a suculenta Sedum Oro
Arranjo com a suculenta Sedum Oro

Na foto acima ele está na composicão do arranjo no carrinho de mão que inclusive já tem post aqui no blog e vídeo lá no canal mostrando o passo-a-passo da montagem do arranjo.

Suculenta Sedum Oro
Suculenta Sedum Oro

Para fazer mudas é bem fácil! Basta cortar um galhinho e apoiar na terra. Nem precisa enterrar muito. Depois é só regar e deixá-lo num local sem muito sol direto. 

Suculenta Sedum Oro
Suculenta Sedum Oro

E por falar em regas eu não deixo o substrato secar muito. Essa suculenta é do tipo que gosta de mais umidade e também o sol de maneira mais filtrada. Mas ainda assim deixe que a superfície da terra seque entre uma rega e outra. 

Suculenta Sedum Oro
Suculenta Sedum Oro

Veja também em vídeo!



Continue lendo para saber mais sobre:


Siga o Jardinet nas redes sociais e fique por dentro das novidades com várias dicas de cultivo!