Gloriosa - Gloriosa lily, Gloriosa superba

Gloriosa lily, Gloriosa superba
Gloriosa lily, Gloriosa superba

Lá estava eu, voltando da padaria na manhã de natal, quando vi essa explosão de cores no jardim. Na hora até levei um susto, a cor era tão viva que parecia que estava pegando fogo rs. Fiquei confusa, mas aí, olhando mais atentamente percebi que era apenas, se é que posso dizer "apenas" para um espetáculo desses, a belíssima Gloriosa

Gloriosa superba
Gloriosa superba

As flores da Gloriosa são bastante duráveis e ainda são atrativas para beija-flores. Elas sempre aparecem na primavera e após a floração podemos deixar ou não os bulbos na terra. Aqui particularmente deixo na terra. Pra ser bem sincera às vezes até esqueço que tenho essa planta no jardim. Sempre que ela rebrota tenho uma grata surpresa. Esse ano ela rebrotou fora do vaso então as plantas que nasceram foram a partir de sementes. 


Gloriosa
Gloriosa

Esse "bulbo" foi comprado em um garden center e levou cerca de 20 dias para brotar, logo a muda cresceu vigorosamente e floriu aos 45 dias da germinação. Nesse cultivo usei terra acrescida de matéria orgânica e regada sempre que o solo estava com a superfície seca. A espécie fica bem sob sol-pleno ou meia sombra e multiplica-se com a divisão das raízes tuberosas e também através de sementes.

Gloriosa lily
Gloriosa lily


Muda de caja-manga atacada por lagarta mede palmo

Muda de caja-manga

É como já diz o velho diatado; vivendo e aprendendo. A minha queridíssima muda de caja-manga, queridíssima porque foi plantada desde a semente, depois conto mais dessa história, estava lá crescendo lindamente quando foi atacada por sabe-se lá o quê rs. 

Eu sei que essas coisas são inevitáveis e a natureza é assim, mas dá um aperto no coração quando vemos uma planta que estava tão bonita de repente estar com as folhas muito danificadas.

Lagarta na caja-manga
Lagarta mede palmo

Há princípio não sei se não prestei muita atenção, aliás; sim foi falha minha. Se eu tivesse observado com atenção teria visto as fezes nas folhas e teria matado a charada. A lagarta, como vocês podem ver na foto, é camufladíssima. Parecia uma haste de folha já seca. Mas como eu disse, se tivesse observado melhor da primeira vez que detectei o ataque o estrago seria menor.

Mas vamos lá, não posso me cobrar tanto assim, o tempo anda curto rs. Então além da dica da lagarta vou deixar essa também para mim. Coisas ruins acontecem e nem sempre é nossa culpa. A plantinha agora passa bem e logo logo estará linda e cheia de frutos. O ocorrido vai servir de aprendizado para os novos cultivos! Uma ótima semana a todos e até o próximo post!