Site em Manutenção

É viável comprar mudas de plantas pela internet?


Muda de morango comprada na internet

        É a primeira vez que compro mudas de plantas pela internet. O viveiro que escolhi é aqui mesmo da minha região mas como eles não entregam em mãos e o frete saiu bem em conta decidi fazer o pedido pela internet.


        As mudas foram enviadas após 5 dias úteis e embora eu estivesse ansiosa pela sua chegada não fiz qualquer reclamação porque o tempo esta terrivelmente quente e abafado. O vendedor deve ter percebido que a muda poderia não resistir e então postou no início da outra semana quando a temperatura já tinha melhorado.

        Essa é a primeira dica que deixarei aqui, evite comprar as mudas com o tempo muito quente ou quando o tempo de entrega ultrapassar dois dias. No inverno, que é período de dormência de muitas espécies, também é um bom momento para fazer a compra. Contudo, converse com o vendedor antes de concretizar a negociação para tirar todas as dúvidas e evitar dores de cabeça futuras.


Muda de amora comprada na internet

        As mudas levaram dois dias para chegar. Já era noite quando fui pegá-las e estava começando a chuviscar. Daí eu pensei, retiro da embalagem para elas irem aclimatizando e amanhã de manhã faço o transplante. Mas aí veio a surpresa, as mudas estavam com as raízes em sacos plásticos, com as folhas (que não caíram) murchas e precisando urgentemente do transplante.

        Lá fui eu, debaixo de chuva, mexer com terra e cia para o bem das mudinhas. No dia seguinte, o morangueiro com sua única folha estava bem. Já a amoreira tive que retirar praticamente todas as folhas pois mesmo como o tempo úmido não reavivaram.


Compra de mudas pela internet
Muda de amora 2 semanas após a compra

        Essa é a segunda dica, se o seu exemplar não reavivar as folhas no período da noite, o melhor mesmo é retirá-las porque a planta gasta energia para tentar reavivá-las. Às vezes as folhas até caem sozinhas. Mas não desista em hipótese nenhuma do seu exemplar porque esse "baque" é normal. Depois de duas semanas a muda já estavam emitindo folhas novas.

        O que posso dizer da minha experiência é o seguinte, as mudas estão vivas e agora passam bem e isso é o que realmente importa para mim, mas o melhor mesmo é comprá-las diretamente nos viveiros. Caso você não tenha escolha esteja ciente de que depois de 1 ou 2 dias de sacolejo na transportadora suas mudas dificilmente chegarão 100%. Mas se o vendedor lhe der garantia ou você combinar o envio de uma nova muda pagando somente o frete vale a pena arriscar.

        Se você tiver alguma dúvida ou experiência como esta compartilhe com a gente! Até a próxima e boa sorte com suas mudas!

DICAS DO BLOG:       
  • Compre as mudas no fim de semana assim o vendedor envia no próximo dia útil (segunda-feira) e a sua entrega tem menos chance de atrasar
  • Curta a página do Jardinet nas redes sociais ou Assine o Feed do blog para receber as novas postagens inclusive com as dicas de cultivo e desenvolvimento das mudas que comprei
REDES SOCIAIS:

0 comentários: